A sua preferência foi atualizada para esta sessão. Para alterar permanentemente as definições da sua conta, aceda a A minha conta
Como lembrete, pode atualizar o seu país ou idioma de preferência a qualquer momento na secção A minha conta
> beauty2 heart-circle sports-fitness food-nutrition herbs-supplements pageview
Clique para ver a nossa Declaração de Acessibilidade
}
Envio grátis a partir de 40,00 €
checkoutarrow

Clorofila Líquida e Clorofilina: 7 Benefícios para a Saúde, Usos, + Efeitos colaterais

878 171 Visualizações

Baseado em Evidências

A iHerb tem diretrizes rigorosas de fornecimento e recorre a informações de estudos revistos por pares, instituições de investigação académica, revistas médicas e sites de comunicação social fidedignos. Este selo indica que uma lista de estudos, recursos e estatísticas pode ser encontrada na secção de referências na parte inferior da página.

anchor-icon Índice dropdown-icon
anchor-icon Índice dropdown-icon
Getting your Trinity Audio player ready...

Responsável pelas tonalidades pacíficas que encontramos nos parques e florestas, a clorofila é o pigmento verde nas células vegetais responsável pela produção de energia através da fotossíntese quando expostas à luz solar. Disponível a partir de plantas ou suplementos, a clorofila tem benefícios para a saúde que podem melhorar o seu bem-estar geral, tanto por dentro como por fora.

Quando a clorofila é tomada sob a forma de suplemento, é tecnicamente conhecida como clorofilina, que contém o mineral cobre em vez do magnésio encontrado naturalmente na estrutura molecular da clorofila.

Quais são os benefícios da clorofila para a saúde?

A clorofila tem sete benefícios para a saúde baseados em evidências de que pode desfrutar.

1. Clorofila Pode Ajudar a Desintoxicação

A clorofila pode apoiar os processos naturais de desintoxicação do corpo, ajudando a ligar e eliminar as impurezas ambientais.

Um estudo descobriu que a clorofila pode reduzir os biomarcadores da aflatoxina em 55% em comparação com um placebo. As aflatoxinas são compostos venenosos produzidos por bolores, especialmente o género Aspergillus. Estes mutagénicos podem crescer em alimentos como nozes, arroz, especiarias e figos. De acordo com a investigação, tomar um suplemento de clorofila pode diminuir os níveis de aflatoxina ingerida. Alguns estudos mostram também que a clorofila pode ligar-se a metais pesados, ajudando a eliminá-los do corpo.

2. A clorofila pode ajudar a impulsionar o seu sistema imunitário

Estudos demonstraram que, se a formação de glóbulos brancos de uma pessoa estiver prejudicada, a clorofila pode ajudar a melhorar a produção de glóbulos brancos. Alguns estudos sugerem que a clorofila pode apoiar a produção saudável de glóbulos brancos, o que é vital para um sistema imunitário robusto

A clorofila também demonstrou proteger as células dos danos oxidativos, removendo os radicais livres. Vários estudos relatam que a clorofilina actua como antioxidante em estudos em humanos e animais. Esta ação protege o organismo do stress oxidativo que pode vir da exposição a toxinas e do processo de envelhecimento.

3. A clorofila pode melhorar a saúde do sangue

A clorofila é considerada o sangue das plantas, com benefícios também para o sangue humano. Um estudo interessante descobriu que as células mitocondriais de mamíferos foram capazes de produzir mais trifosfato de adenosina (ATP) quando expostas à clorofila e à luz solar. O ATP é o que dá aos mamíferos a energia de que precisam. Sugerindo que, através da clorofila, os animais também possam gerar energia a partir do sol.

4. Clorofila Pode Apoiar Pele Saudável

Quando aplicada topicamente, a clorofila melhora a pele danificada pelo sol e a acne e os poros dilosos em dois estudos-piloto conduzidos ao longo de oito e três semanas, respectivamente.

A investigação mostrou também que a clorofilina pode reduzir o crescimento bacteriano e a inflamação nas feridas da pele. Isso também ajudará as feridas a cicatrizar mais rapidamente e reduzir o risco de infecção. A clorofila pode ser útil no tratamento de queimaduras e úlceras, estimulando o crescimento da formação de novos tecidos.

Uma aplicação tópica de clorofila pode ter propriedades anti-envelhecimento devido às suas propriedades antioxidantes. Ao apoiar também mitocôndrias saudáveis, que desempenham um papel fundamental na formação de doenças e envelhecimento prematuro, a clorofila pode ajudar a apoiar uma aparência jovem e células mais saudáveis à medida que envelhecemos.

5. A clorofila pode ajudar na gestão do peso

Um pequeno estudo com 38 mulheres descobriu que os participantes que tomaram um suplemento contendo clorofila uma vez por dia perderam mais peso do que aqueles que não tomaram o suplemento de membrana vegetal verde. O estudo observou que ajudou a manter os níveis saudáveis de colesterol já dentro da faixa normal. Os investigadores não concluíram qual o ingrediente do suplemento responsável por estas descobertas.

A clorofila também demonstrou reduzir o apetite e a ingestão de alimentos em estudos com animais. Este efeito, juntamente com a capacidade da clorofila de aumentar a sensação de saciedade, ajuda a prevenir o ganho de peso. Considerando estes benefícios fisiológicos, clorofila é um suplemento verde natural ideal para o apoio à perda de peso.

6.  Clorofila Como Desodorante Interno Para Odores Corporais

Para aqueles que sofrem de trimetilaminúria, uma condição médica que causa um odor corporal de peixe, a clorofila pode ser a resposta que procura. Um estudo descobriu que a clorofilina reduziu significativamente o número de trimetilaminas, as moléculas causadoras de odores responsáveis pelo cheiro de peixe.

A clorofila também demonstrou diminuir os odores causados por bactérias. Esta propriedade especial é responsável pela reputação da clorofila como purificadora de hálito e desodorizante natural.

7. Clorofila Pode Aumentar Energia

Devido ao potencial aumento da produção de glóbulos vermelhos, tomar clorofila pode ajudar a melhorar os níveis de energia. Os seus glóbulos vermelhos transportam o oxigénio necessário para a produção de energia e a função celular ideal em todo o corpo. Com níveis mais elevados de oxigénio circulante, os níveis de energia melhoram juntamente com o aumento da resistência física.

A investigação mostrou que a clorofila acumula-se nas mitocôndrias, ou potências celulares, em animais que comem uma dieta rica em clorofila. No interior das células, a clorofila pode doar electrões para a coenzima Q-10, o que aumenta significativamente a produção de ATP. O aumento da produção de ATP significa que há mais energia disponível para ser usada em todo o corpo.

Fontes naturais de clorofila

Pode desfrutar de uma porção saudável de clorofila de qualquer alimento verde à base de plantas, incluindo ervas e vegetais. Alimentos como rúcula, salsa, wheatgrass, espinafre, couve, brócolos e alfafa são naturalmente ricos em clorofila. No entanto, acredita-se que a clorofila natural pode não sobreviver ao processo digestivo por tempo suficiente para ser absorvida, por isso tomar um suplemento de clorofila é uma boa ideia.

Como Tomar Suplementos de Clorofila

Os suplementos de clorofila vêm em muitas formas diferentes para uma variedade de métodos de consumo, incluindo líquidos, comprimidos, pós e pomadas tópicas. A maioria dos fabricantes recomenda tomar 100 a 300 mg de clorofila diariamente. No entanto, é melhor seguir as instruções no rótulo do suplemento para obter o melhor resultado.

Efeitos secundários da clorofila

Embora a clorofila não seja tóxica, pode haver alguns efeitos secundários negativos ao tomar suplementos de clorofila, incluindo dores de estômago e diarreia. Os suplementos de clorofila também podem causar fezes escuras, que podem ser mal identificadas como sangue nas fezes.

As pomadas tópicas de clorofila podem causar comichão ou ardor quando aplicadas, pelo que é melhor aplicá-las primeiro numa pequena área de ensaio.

Fale sempre com o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de suplementos.

Adicione clorofila à sua rotina de suplementos.

Referências:

  1. Egner PA, Wang JB, Zhu YR, et al. A intervenção com clorofilina reduz os adutos de aflatoxina no ADN em indivíduos com alto risco de cancro do fígado. Proc Natal Acada Sci U.S. 2001; 98 (25) :14601-14606. doi:10.1073/pnas.251536898
  2. Gao F, Hu XF Análise do efeito terapêutico do comprimido de clorofilina de cobre sódico no tratamento de 60 casos de leucopenia. China J Integer Med. 2005 dez; 11 (4) :279-82.
  3. Stephens TJ, McCook JP, Herndon J.H Jr. Estudo piloto do complexo tópico de clorofilina de cobre em indivíduos com acne facial e poros dilatados. J Drogas Dermatol. 2015; 14 (6) :589-592.
  4. Sigler ML, Stephens TJ. Avaliação da segurança e eficácia da clorofilina de cobre tópica em mulheres com pele facial fotodanificada. J Drogas Dermatol. 2015; 14 (4) :401-404.
  5. Montelius C, Erlandsson D, Vitija E, Stenblom EL, Egecioglu E, Erlanson-Albertsson C. Perda de peso corporal, redução da necessidade de comida palatável e aumento da liberação de GLP-1 através da suplementação diária com membranas de plantas verdes por três meses em mulheres com sobrepeso [correção publicada aparece no Appetite. 1 de janeiro de 2016; 96:645-6] [publicado aparece na correção aparece na correção Appetite. 1 de junho de 2016; 101:239]. Apetite. 2014; 81:295-304. doi:10.1016/j.appet.2014.06.101
  6. Yamazaki H, Fujieda M, Togashi M, et al. Efeitos dos suplementos alimentares, carvão activado e clorofilina de cobre, na excreção urinária de trimetilamina em doentes japoneses com trimetilaminúria. Life Sci. 2004; 74 (22) :2739-2747. doi:10.1016/j.lfs.2003.10.022

AVISO: Estas declarações não foram aprovadas pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA). Estes produtos não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.